São os CARRAPATOS descritos em Zoologia na Ordem dos Acarina, e encontram-se difundidos por toda a Terra, e concomitantemente à sua atividade hematófaga, intervém também como transmissores de muitos outros agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias, protozoários e riquétzias, funcionando portanto como vetores de doenças, tanto aos animais como ao homem.
Geralmente têm a forma oval, e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém quando repletos de sangue de seus hospedeiros, pois é o sangue seu alimento, apresentam-se então convexos e até esféricos.
Algumas espécies podem ter até 25 mm de diâmetro, e sua carapaça quitinosa de revestimento, verdadeiro exoesqueleto, é firme e resistente, relativamente à sua pouca espessura.
É importante verificar regularmente se seu animalzinho está com carrapato, principalmente se ele foi pra áreas rurais ou se passeia em áreas verdes, seja na sua casa ou em parques. Verifique todo o corpo do seu bichinho, principalmente na cabeça, orelhas, patinhas e entre os dedinhos.
Encontrei um carrapato e agora?
Se encontrar um carrapato grudado em seu animalzinho, na dúvida, se está seco ou não, não o arranque de uma vez, pois uma parte dele pode ficar na pele e infeccionar o local. Primeiro aplique o Eco Repelente em cima do carrapato, espalhando um pouco , em alguns segundos o carrapato irá se desprender e você poderá retirá-lo tranquilamente. Outra alternativa é aplicar álcool e fazer o mesmo procedimento.
Os carrapatos tem ferrões?
Os carrapatos têm uma espécie de ferrão ou garra na boca que quando são espremidos , arrancados ou tirados com objetos quentes, ficam dentro do animal e se tornam focos de infecções ou "portas" de entrada para vírus e bactérias.
Qual o ciclo de vida de um carrapato?
O ciclo de vida de um carrapato desde o ovo até a fase adulta vai de 2 a 3 meses, mas se ele viver em um ambiente saudável (para ele) pode durar dois anos. Cada fêmea é capaz de colocar entre 5 e 8 mil ovos no ambiente e que quando se transformam em larvas, vão para o corpo do animal sugar o sangue. Depois voltam para o ambiente até se tornarem adultos e ficarem alternando do animal para o ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário